---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em 19/06/2020 às 12:16 - Atualizado em 19/06/2020 às 12:56

Nota de Esclarecimento
Créditos: Secretaria de Saúde Baixar Imagem

A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento e a direção do Hospital Imaculada Conceição vem através deste, esclarecer matéria publicada em 18/06/2020 pela Rádio Super 99,9 Fm de São João Batista, onde solicita posicionamento do Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento em relação ao paciente do sexo masculino de 52 anos que avadiu-se do Hospital Imaculada Conceição.

 

Tal paciente, veio encaminhado pelo Hospital de São João Batista no dia 17/06/2020, adentrou em nossas instalações às 18.00hs, teve que aguardar cerca de 40 minutos pela falta de documentação necessária que é obrigação do Hospital de origem. Informamos que, é de responsabilidade do Hospital de São João Batista o envio completo da documentação do paciente, tais como: prescrição médica, histórico de atendimento do paciente e exames. O Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento não pode medicar qualquer paciente sem informações sobre seu histórico, prezamos pela ética da relação médico-paciente, o relacionamento médico entre si e a sociedade.

 

O paciente foi recebido e avaliado pelo médico que estava no horário de sua chegada, o mesmo ficou em área isolada por medida de segurança, tanto para a si, quanto para os atendentes, enfermeiros e técnicos que estavam no Hospital, em nenhum momento ficou sem visitas dos enfermeiros, estava sendo acompanhado e monitorado pelos profissionais de saúde do HIC, seu caso no momento não era considerado grave, segundo enfermeira de plantão.

 

O paciente em questão, por decisão própria e unilateral, evadiu-se desta unidade sem ter autorização ou alta médica. Nós, do Hospital Imaculada Conceição, não temos poder de polícia para segurar o paciente dentro das nossas instalações, pelo grau de importância da sua enfermidade jamais poderia ter se evadido do Hospital. Esclarecemos que é de inteira responsabilidade do paciente a tomada de decisão de sair do ambiente em que estava.

 

Por motivo da evasão do paciente (Portaria nº 312/2002, item 2.1.7 do Ministério da Saúde), o Hospital Imaculada Conceição, formalizou um B.O (Boletim de Ocorrência), resguardando a Instituição e a população neotrentina.

 

O Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento fica à disposição do referido paciente, de seus familiares e de quem venha a procurar nosso atendimento, sem qualquer discriminação ou represália pelo fato acontecido. Sentimos pelo ocorrido.

 

O Hospital Imaculada Conceição está de portas abertas para toda e qualquer pessoa que nos procure independentemente de onde mora ou reside, classe social, credo religioso, e afins. Atendemos com profissionalismo, qualidade e humanidade, somos referência para mais de 22 municípios em cirurgias eletivas e procedimentos de média complexidade.

 

A Portaria GAB/SES nº 246 de 14/04/2020 da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, nomeou o Hospital Imaculada Conceição, referência para atendimentos de casos de Covid-19 na região.

 

Reforçamos a qualidade no atendimento prestado através de entrevista concedida a Radio Clube de São João Batista pelo empresário - Sr. Osvaldo Montibeller, residente da cidade de São João Batista, onde relata o bom atendimento que obteve em nosso Hospital.

 

Não é este caso isolado que desqualificará o histórico de bom atendimento e serviços prestados a toda a população de nossa região.

 

Ficamos à disposição para qualquer dúvida pertinente.

 

À Direção do Hospital Imaculada Conceição.

 

 

Publicação: Marcelo Pinto e Silva - Assessor de Imprensa. Informações: Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento