---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CIDASC confirma foco de Raiva em equinos na cidade de Tijucas.

Publicado em 22/05/2020 às 08:13 - Atualizado em 22/05/2020 às 08:15

Raiva em Equinos
Créditos: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Baixar Imagem

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio da CIDASC, informa que a cidade de Tijucas confirmou no corrente mês um foco de Raiva em equinos. Por esse motivo, nas cidades próximas com: Governador Celso Ramos, Canelinha, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Camboriú, Balneário Camboriú, a vacinação tornou-se obrigatória.

 

Ressaltamos que, a Raiva é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida aos seres humanos e não tem cura. Caso seu animal apresente dificuldade em caminhar, salivação excessiva e paralisia, orientamos procurar um médico veterinário para mais esclarecimentos ou até mesmo um escritório local de CIDASC.

 

A vacinação, assim como a saúde do animal, é de responsabilidade do produtor, deve promover ao seu animal, seja de qual espécie for, alimento, abrigo e bem-estar, por isso a vacinação é a melhor forma de garantir a saúde do rebanho.

 

No caso da raiva a vacinação é anual. Para os animais que nunca foram vacinados, deve ser feito duas doses com o intervalo de 30 dias cada uma.

 

Orientamos que o produtor guarde a nota fiscal da compra da vacina e registre a data da vacinação de seu rebanho, essa é uma forma de confirmar que o seu animal está protegido.

 

Para que na nossa cidade a vacinação não se torne obrigatória pedimos a colaboração dos produtores para que façam ou mantenham a vacinação em dia, pois é dever do responsável garantir que o seu animal tenha qualidade de vida e que o mesmo é consciente de manter o rebanho saudável e livre de qualquer doença.

 

Para mais informações e esclarecimentos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se coloca a disposição para sanar quaisquer dúvidas, através do telefone: (48) 3267-3279 / 3280.

 

 

Publicação: Marcelo Pinto e Silva – Assessor de Imprensa. Informações: Ana Luiza de Sousa – Médica Veterinária do Município de Nova Trento