---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Para se adequar à regulamentação, antibióticos serão dispensados apenas na UBS Madre Paulina

Publicado em 15/04/2019 às 14:38 - Atualizado em 15/04/2019 às 15:01

Antibióticos deverão ser retirados na farmácia da unidade central
Créditos: Secretaria Municipal de Saúde Baixar Imagem

Medida passou a ser adotada na semana passada

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento comunica que, para se adequar às regulamentações RDC nº 20/2011 e RDC nº 44/2009, a dispensa de antibióticos passará a ser realizada apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Madre Paulina (rua Nereu Ramos, nº 164) , no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A medida entrou em vigor na semana passada. 

Este tipo de medicamento só pode ser dispensado com receituário controlado de duas vias. Por isso, a regulamentação não permite a distribuição em unidades que não disponham de farmacêutico responsável técnico e, atualmente, só contamos com esta profissional na UBS Madre Paulina”, comenta o responsável pela pasta, Maxiliano de Oliveira.

Conforme ele explica, caso o município não cumpra a regulamentação, poderá ser punido. E que, para os demais tipos de medicamentos, a distribuição permanece como está. O secretário solicita a compreensão e colaboração da comunidade, disponibilizando uma alternativa para os pacientes do interior que tenham dificuldades em se deslocar até a UBS Madre Paulina.

A opção para os pacientes das localidades do Aguti e Pitanga, que são as mais distantes do Centro, é que a receita seja entregue para a enfermeira, que passará para o motorista buscar os medicamentos na unidade central”, orienta, informando que hoje a média mensal de atendimentos é de 2.200 pacientes na farmácia da unidade central, 390 na UBS Besenello, 380 na UBS Claraíba, 490 na UBS Trinta Réis, 190 na UBS Aguti e 180 na UBS Pitanga. Confira na Galeria de Arquivos desta publicação o texto das regulamentações.