Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Incanto Trentino
Desfile Cultural da 28ª Incanto Trentino homenageia 130 anos de Nova Trento; confira fotos

Publicado em 09/08/2022 às 11:37 - Atualizado em 09/08/2022 às 11:38

Representação do barco a vapor do imigrante Pietro Demonti
Créditos: Prefeitura Municipal de Nova Trento Baixar Imagem

Empresas, entidades, história e cultura fizeram parte do desfile que ocorreu neste domingo

 

Apesar da garoa na manhã deste domingo, 7 de agosto, o Desfile Cultural da 28ª Incanto Trentino foi realizado com presença do público e narrou aspectos da história do município de Nova Trento, que completou 130 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, 8.

 

Realizado pela Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o desfile teve início por volta das 10 horas, com a apresentação do diretor do Centro de Memória, História e Patrimônio, Juliano Martins Mazzola, e a convidada Ariany Maçaneiro, na Rua dos Imigrantes, Centro da cidade. 

 

Em 1988, de 14 a 16 de outubro, Nova Trento festejou sua primeira Festa do Vinho Neotrentino, a Incanto Trentino. O primeiro realizador e criador da festa, o Circolo Trentino di Nova Trento, teve o objetivo de valorizar e preservar as culturas e raízes neotrentinas, e incluiu a festa em seu programa de atividades. 

 

As realezas adultas e mirins da 28ª Incanto Trentino fizeram a abertura do desfile, com o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, vice-prefeito, Moacir Dalla Brida, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, a presidente da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), Lílian Dalbosco, e demais associados. 

 

Em seguida, a Vinícola Girola, que produz vinhos há mais de um século, representou os imigrantes que trouxeram sementes em suas bagagens e iniciaram a vitivinicultura no município. Além disso, trouxeram o GiroBar, também chamado de La Bicicleta Del Vino (A bicicleta do vinho). 

 

Em seguida, a cervejaria Al Fero Birrificio, apresentou os imigrantes tiroleses e italianos que chegaram a estas terras em julho de 1875. Foram abertas as primeiras linhas coloniais Tirol, Lombardia e Indaiá, no atual Distrito de Claraíba. Em seguida, foram ocupadas as terras do Morro da Onça, Vígolo e atual Centro, às margens do Ribeirão do Alferes Noronha. 

 

O Sicoob Trentocredi apresentou o barco a vapor do imigrante Pietro Demonti, que era maquinista de trem em Trento, Itália. Já na Colônia Aliança, o construiu em meados de 1883, e em 1884, zarpou com o barco até Desterro, atual Florianópolis.

 

Em 1889, ocorreu a fundação da Banda Musical Padre Sabbatini, então Filarmônica Neotrentina, criada pelo padre jesuíta italiano Ângelo Sabbatini. A atual banda desfilou com a representação do padre. 

 

Já em 1890, ocorreu a fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, por meio do trabalho realizado pela então Madre Paulina, que foi representada no desfile pelas irmãs que atuam em Nova Trento até os dias atuais. 

 

Os poloneses e alemães começaram a chegar nas terras da Colônia Nova Trento, ainda em 1890. Eles foram representados pelos neotrentinos que residem em grande parte nos distritos de Aguti e Claraíba, além de diversas localidades do interior do município e são descendentes destes imigrantes que ajudaram a formar a história local. 

 

O Studio de Dança Karla Peixoto representou os imigrantes poloneses, com uma apresentação de dança típica polonesa e trajes folclóricos típicos da região da Cracóvia. 

 

Em 1902, foi celebrada a primeira missa na capelinha de Nossa Senhora do Bom Socorro, onde, em 1912, o local viria a se tornar santuário. No desfile, além dos colonos que capturaram a onça, que deu nome ao “Morro da Onça”, o padre Alfredo Russel e Nossa Senhora foram representados, seguidos do Coral São Virgílio.

 

A Sociedade Recreativa Humaitá foi fundada em agosto de 1919, e desde então seus bailes e jogos de futebol marcaram a história de Nova Trento. O sr. Ulderico Valle, aos 96 anos, é o ex-jogador mais velho do clube, e foi homenageado no desfile, com diversos ex-jogadores, jogadores mirins, equipe técnica e diretoria.

 

Em 1929, foi criada a Paróquia São Virgílio, que foi administrada pelos padres jesuítas. No desfile, representações do bispo e padres, e uma réplica da Igreja Matriz São Virgílio, inaugurada em 1942, passou pela Rua dos Imigrantes. 

 

Em 1942, foi estabelecida a Escola Lacerda Coutinho, atual Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. No desfile, representado com faixas, os professores e diretores carregaram bandeiras em homenagem à instituição, que em mais de 80 anos, formou diversos neotrentinos. 

 

Já em 1985, houve a criação do Circolo Trentino di Nova Trento, representado pela atual diretoria, com o objetivo de resgatar as tradições trentinas. Com isso, realizou o desfile com as realezas de diversos anos da Incanto Trentino, e do Gruppo Folk Nea Tridentum, que resgata a dança típica tirolesa. 

 

A Secretaria de Educação representou, a partir dos anos 2000, as diferentes culturas na migração dos últimos anos. O município recebeu famílias de diversas regiões do país, em busca de novas oportunidades. Entre elas, a maioria oriunda dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que foi representada pelo grupo de dança gaúcha Laços da Fronteira. 

 

O grupo de colecionadores de bicicletas antigas, o Bici Vecchia, também participou do desfile, relembrando o que foi por muitos anos o principal meio de transporte dos neotrentinos.

 

O caminhão com o esquenta da polenta com linguiça, tradicional às quintas-feiras da Incanto Trentino, distribuiu pratos para as pessoas que prestigiaram o desfile.

 

Ao final, a empresa Vinhos Vô Luiz, também representando a tradição da vitivinicultura dos imigrantes, representou a família que iniciou a tradição e fez a distribuição de vinhos aos visitantes. 

 

"Agradeço a todas as entidades que se empenharam por alguns meses para a organização desse esplêndido desfile cultural. Também fico grato a todos os moradores, visitantes e turistas, que apesar da chuva, prestigiaram a apresentação", comemorou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher. 

 

Acesse o link com as fotos do Desfile Cultural da 28ª Incanto Trentino clicando aqui.

Link para copiar: https://drive.google.com/drive/folders/15eEcPt_p0QFvwXdRpL6Kb2cpYGAwrdUs?usp=sharing


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar