Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Cultura e Turismo
Secretaria de Cultura e Turismo realiza visitas técnicas a empreendimentos turísticos de Nova Trento

Publicado em 11/10/2021 às 11:33 - Atualizado em 13/10/2021 às 07:54

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, e a consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Fabiana Roeder realizaram uma série de visitas técnicas na última semana a empreendimentos que recebem turistas e a outros que pretendem iniciar as atividades. 

“O objetivo foi o fortalecimento da atuação do trade turístico das entidades de classe e de todos os envolvidos na cadeia produtiva do turismo é fundamental para o desenvolvimento estratégico em Nova Trento. Queremos criar um ecossistema engajado e com representatividade empresarial”, afirma o gestor da Secretaria de Cultura e Turismo Rodrigo Bonecher.

A primeira visita foi ao Circolo Trentino di Nova Trento, que tem o intuito de estreitar os laços entre descendentes de cidadania italiana. O presidente Jucelino Marino Chini explicou que a filosofia da entidade tem como base o associativismo que desenvolve um amplo trabalho sociocultural, através de uma rede organizada de voluntários que atinge seus objetivos comuns em torno de valores como solidariedade, história e folclore.

 

 

Já no Sítio Terra Santa, o casal Bianca e Israel com seus filhos foram os anfitriões do local que nasceu de um sonho comum da família. “Viver em meio à natureza para trabalhar juntos, plantar e colher os frutos do nosso esforço. Sempre tivemos um grande amor por cabras e tivemos sorte de conseguir realizar esse sonho no Brasil”, enfatiza Bianca. 

O casal que imigrou de Israel há 7 anos encontrou um terreno em Nova Trento para transformar no Sítio Terra Santa. Lá, são produzidos artesanalmente iogurtes, queijos frescos, queijos curados, queijos de mofo branco, doce de leite de cabra e ovelha, geleias orgânicas e outros tantos produtos inspirados na culinária mediterrânea.  No momento, o sítio permanece fechado para visitação, mas as delícias podem ser degustadas através de encomendas até quinta-feira no contato (48) 99174-9717 ou na Ecofeira da Lagoa da Conceição em Florianópolis aos sábados.

 

Iggio e Ivete Dalri, proprietários da pizzaria que leva o nome do casal, abriram as portas do sítio onde vivem para apresentar o projeto que vem sendo desenvolvido por Iggio no mestrado em Turismo e Hospitalidade. O espaço de imersão e interação vai oferecer experiências culinárias com o propósito de resgatar tradições, usos e costumes da cultura neotrentina.

Segundo ele, isso segue a  tendência da atualidade na valorização das experiências gastronômicas por parte do cliente e a necessidade constante inovação para se manter no mercado com bons resultados. “Quando pensamos na preparação de um prato, no sabor, nos aromas e na apresentação, estamos proporcionando um conjunto harmonioso para quem o prova, uma experiência sensorial, que está muito além do simples ato de comer”, completa.

 

 

Durante a visita, Altair Dalla Brida e a esposa contaram que planejam a inauguração de um novo empreendimento no município. A novidade na área da alimentação será divulgada em breve e os últimos detalhes têm sido acertados. Aguarde a novidade! 

 

 

Por fim, Alex Catharino, que vai abrir um negócio na área da gastronomia em Nova Trento, preparou um prato degustação de Mac and Cheese com Pulled Pork. Alex conta que a inspiração da receita veio de um prato tradicional da culinária americana: macarrão com queijo cremoso e porco defumado ao molho barbecue. O empresário ainda acrescenta que quer inovar nos sabores e apresentar um cardápio variado adaptado ao paladar da comunidade neotrentina. 

 

 

As próximas visitas da SECTUR estão programadas para acontecer entre os meses novembro e dezembro.