Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Homenagem à bandeira e ao brasão neotrentino marcam desfile típico da XVII Incanto Trentino

Publicado em 11/08/2009 às 00:00 - Atualizado em 26/01/2015 às 10:24

Apesar da chuva no domingo pela manhã, o desfile da XVII Incanto Trentino emocionou e marcou pelo resgate às origens do povo neotrentino. A centenária Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento abriu o evento entoando canções tradicionais da cultura italiana. Os santuários religiosos, Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro deram destaque à religiosidade de Nova Trento. A Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos prestou homenagem ao padroeiro de Nova Trento, São Virgílio. Além disso, idosos e idosas integrantes do grupo também participaram do desfile realizado na rua Santo Inácio, acompanhados pela rainha e princesas da entidade.

O Circolo Trentino de Nova Trento participou do desfile oficial da XVII Incanto Trentino apresentando à comunidade todos os grupos que compõem a entidade: Gruppo Giovani In Gamba, Gruppo Folk Nea Tridentum, Gruppo I Pargoleti e Grupo de Teatro Anima Trentina, além de integrantes de sua nova diretoria. A Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, bairro Trinta Réis e a Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, distrito de Claraíba, prestaram homenagem aos pais, pelo seu dia. O grupo de vitivinicultores de Nova Trento, que recebem incentivo da Epagri e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, também participou do desfile evidenciando a cultura, as tradições e o incentivo à produção e comercialização do vinho neotrentino.

A parte final do desfile foi marcada pela presença da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) e dos integrantes do curso de Turismo e Hospitalidade da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, que destacaram a história da imigração, os usos e os costumes dos descendentes italianos, as famílias e a miscigenação. O ponto alto do desfile foi a história do brasão neotrentino, em que foi narrada cada parte de sua simbologia. Um dos criadores do brasão, José Poli, abriu este momento do desfile. Os demais criadores, Glauco de Souza e Humberto Tomasini, já falecidos, foram representados pelos filhos Glauco de Souza Junior e Daniel Tomasini, respectivamente. O neotrentino José do Patrocínio Montibeller (Dedé) representou a sua mãe, Rosa Montibeller, que bordou as duas primeiras bandeiras do município neotrentino. Ao final, uma grande bandeira foi hasteada e o hino de Nova Trento foi cantado por José do Patrocínio Montibeller, autoridades municipais e todos os presentes, juntamente com a Banda Musical Padre Sabbatini.


Crédito das fotos: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos